Há oito dias de cerimônias para as bruxas - quatro maiores e quatro menores - chamados de Sabás. Não podemos esquecer que a Wicca é uma religião que tem a sua base de adoração na natureza crendo que ela os conduz. Podemos dizer que é a busca da Eco religião. Então, dá para entender que este dia não é como outro qualquer, ele faz parte de um dia sagrado para as bruxas do mundo todo. Para se ter uma idéia ele esta incluído nos principais Sabás, que são: IMBOLC, BELTAIN, LUGHNASADH e SAMHAIM (este último é o dia de Halloween). Samhaim é o dia das bruxas festejado no dia 31 de outubro, é o festival que introduz a estação das trevas, o último dia para se recolher qualquer colheita. De acordo com a história este dia originou-se nos antigos festivais de outono dos Celtas, que eram ligados à feitiçaria e à magia. Nesse dia, acredita-se que o portal que separa os mortos dos vivos se abre e os mortos passam a ter contato com os vivos, ou seja, o dia em que os mortos voltam. No livro dedicado a Wicca de Gary Contrell, Wicca-Crenças e Práticas, na pagina 95, o autor faz o seguinte relato referente a Halloween: "O Sabá do Samhaim celebra o ciclo eterno da reencarnação e marca o início do inverno céltico. O velho Deus morre nesta noite para renascer no Yule, dando continuação à Roda da Vida do Ano".
Um destaque que Garry Contrell dá em seguida é: "Se o ritual for adequadamente feito, geralmente se percebe a presença de amigos invisíveis."
Dentro dos rituais feitos nestes dias, frutas como maças, melões, abóboras, além de cereais ou nozes de outono são decorações típicas do Samhaim. Por mais que se pareça uma brincadeira o dia das bruxas tem uma relação religiosa, ou você acha que ter um contato com mortos ou estar querendo entrar em contato com eles seja uma brincadeira? Para se ter a idéia dentro deste ritual há processos a serem feitos como: purificar a área ou o círculo, invocar os quadrantes (vento, terra, água e fogo) e o Senhor e a Senhora (deuses) com orações de evocações. Uma das orações é esta: "Senhor da Vida e Senhor da Morte, nós te damos as boas vindas e também nos despedimos de ti nesta noite. Nós te apressamos para atravessar os portões da morte a fim de que retornes para abençoar-nos com tua força, amor e orientação. Bendito sejas, querido Senhor. Bendito sejas". Após esta oração a sacerdotisa ora para a deusa mãe: "Mãe de todos nós, fica conosco esta noite. Abençoa-nos com a tua força, amor e orientação enquanto nosso Senhor entra na escuridão da morte. Fica com teus filhos, mãe guia-nos e consola-nos. Amém." - extraído do livro Wicca Crenças e Práticas, pág. 96). Infelizmente não dá para mencionar todos os rituais feitos neste dia, mas existem orações feitas para que a morte possa ser recebida com todo o coração etc.
Para os druidas, 31 de outubro era o dia em que Samhaim vinha com os mortos e para que as lavouras não fossem atormentadas pelos espíritos, era necessário deixar uma oferenda, muitos colocavam fogueiras no canto de suas fazendas para afugentar os maus espíritos e aplacar poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos pelos Irlandeses. Não há nenhuma fantasia em Halloween, é um dos dias de rituais na religião Wicca. Para as bruxas este dia é o último dia do ano.